sábado, 28 de novembro de 2009

Salvador Dalí

Essa vida de estudante não é fácil, quero dizer, as vezes é!


Ficou ainda mais fácil pra mim depois da ANULAÇÃO do ENEM(que me deixou realmente desapontada) e eu passei a estudar apenas peara a 2ª fase da Federal de Pernambuco.

A alegria foi imensa , vocês podem imaginar , quando passei apenas a estudar as paixões da minha vida : História, Português, Literatura e Inglês!

Sim, essas são as coisas que mais me fascinam.E a Literatura... Essa é perfeita pra mim...

Em latim litteratura significa a ação de traçar letras.Por metonímia, passou a designar o ato de escrever com intenção estética.

É claro que não só escrever como também pintar, fazer música...

Mas hoje eu quero falar sobre pintura.Um pintor apenas, pra ser mais específica : Salvador Dalí !
Surrealista, espanhol e com aqueles bigodes engraçados(para dizer o mínimo), ele surge como um gênio expoente de vanguarda européia lá por pelo início do séc. XX.










Esse foi um filme que o Robert Pattinson fez , contando sobre a vida de Salvador









Ele ficou estranho com esse bigodénho!

Beem , o como vocês já devem saber , Salvador era gay! Ele tinha um relacionamento contubardo com um parceiro da vida e das artes. Como a história acaba eu não sei , eu não tô tão interessada assim em ver esse filme não!






O que mais me chamou atenção no Surrealismo, é que ele tem a abstração do Simbolismo, o poder de destruição dos Dadás mas, (ao contrários dos Dadás) a obra tem sentido.

O que me levou a pesquisar mais sobre Dalí foi uma obra que vi em um livro que realmente vale a pena : A aparição de um Rosto e de uma Fruteira numa Praia.

Realmente , há um rosto e e uma fruteira na praia ... E um milhão de coisas a mais! É incrível a riqueza de detalhes e a fluidez da pintura me fascinaram muuuito !



A parte que mais chamou minha atenção é no lado superior, que tem um cachorro (é ! um cachorro!) e no canto superior direito tem um monte de coisas :cavalo branco, crianças , pessoas, uma camponesa sentada e uma rosto/fruteira pequenos.








Eu queria muito ver esse quadro original , por que só olhando assim, pela internet mesmo, dá pra passar hoooras analizando , explorando!

As obras dele valem muito a pena , mas eu vou destacar só mais duas: O Sono e a mais famosa que , me desculpem , não lembrei e nem achei mesmo o nome ...

Quando vi O Sono pela primeira vez achei que ele tinha entrado na minha mente, bem quando eu estava prestes a cair no ... Sono








Essa obra exemplifica o interesse dos surrealistas pelo inconsciente. As muletas que apóiam a cabeça indicam a fragilidade dos alicerces que sustentam a realidade; as sombras e azul-pálido reforçam a idéia de alienação do mundo real.

Pra mim parece que eu estou realmente “caindo no sono”.



E tem também a mais famosa,




Parodiada até pelos Simpsons
















E pra por fim nisto trechos do Manifesto Surrealista :

“Não será o teor da loucura que nos forçará a hastear a bandeira da imaginação a meio pau”





“Surrealismo:automatismo psíquico pelo qual alguém se propõe a exprimir seja verbalmente, seja por escrito,seja de qualquer outra maneira, o funcionamento real do pensamento.Ditado do pensamento, na ausência de todo controle exercido pela razão, fora de qualquer preocupação estética ou moral[...]”



Bem , esse foi meu primeiro post , espero que vocês gostem!
Enjoy it !
XOXO
Srta. Venceslau




Nenhum comentário:

Postar um comentário